Brasília atingiu a marca de 100 dias sem chuva nesta quinta-feira (1º de agosto). A população da capital federal, que enfrenta nariz irritado, boca seca e sede intensa, deve se preparar para mais semanas de clima seco, já que a previsão indica que a umidade permanecerá baixa até o final de setembro.
O meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que agosto e setembro são caracterizados por um clima seco e pouca nebulosidade, resultando em dias quentes e noites frias. “Os dias são de céu limpo, favorecendo tardes ensolaradas e muito calor, mas as noites e madrugadas têm temperaturas mais frias”, detalha Alves.
Atualmente, Brasília está em alerta amarelo de baixa umidade, com níveis entre 30% e 20%. A partir de agosto, é esperado que os alertas laranjas (20% a 12%) se tornem mais comuns, e podem ocorrer dias de alerta vermelho (abaixo de 12%), quando a situação é considerada crítica.
Para o primeiro fim de semana de agosto, a previsão é de que a umidade não ultrapasse 25%, com temperaturas variando entre 14ºC e 30ºC. O Inmet recomenda aumentar a ingestão de líquidos e evitar a exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia.
Sara Ariel, mãe de André, de 6 anos, adaptou seus hábitos para proteger o filho da seca. “Sempre levo uma garrafinha d’água quando saímos, e evitamos o sol nos horários mais quentes”, conta. A baixa umidade também aumenta a incidência de doenças respiratórias, como sinusite e rinite.
Ana Luísa Barbosa, bancária de 25 anos, compartilha suas estratégias para enfrentar a seca: “Uso umidificador e soro no nariz, e coloco uma toalha molhada no quarto para amenizar o calor”. Apesar das dificuldades, alguns moradores veteranos, como José Antônio Ferraz, de 72 anos, preferem o período de seca ao de chuvas.
Ferraz, que vive em Brasília há mais de 30 anos, comenta: “Sempre é assim: seis meses de chuva e seis meses de seca. Pelo menos agora não tem lama e está mais quentinho”. A seca prolongada é um desafio, mas a população da capital federal continua a se adaptar às condições climáticas extremas.
Para se manter informado sobre as condições climáticas e outras notícias do Distrito Federal, siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram e no Telegram.