Características de um bom empreendedor

Edgar Romanov
Edgar Romanov Notícias
4 Min Read
Marco Antônio Carbonari

Para o empresário Marco Antonio Carbonari, o empreendedor, independente de qual tenha sido o motivo que o levou a empreender, deve ter características que formem seu perfil de acordo com o desenvolvimento de sua atuação profissional. Essas características, que o indivíduo já pode ter ou desenvolver, são primordiais para a execução impecável de um empreendedor e de seu negócio. 

Ao empreender, deve-se ter em mente que muitos são os aspectos que realizam a manutenção da trajetória de sucesso de uma empresa. Contudo, Marco Antonio Carbonari esclarece que um desses aspectos é o perfil empreendedor. Esse perfil é composto pelas características essenciais que auxiliam o indivíduo que empreende em sua jornada cotidiana e de longo prazo do negócio. Por isso, o empresário listou os traços de um empreendedor de sucesso. 

Autoconfiança 

A autoconfiança é uma característica essencial para o empreendedor. Acreditar em si mesmo e no seu negócio é transmitir segurança ao próximo, seja ele cliente, fornecedor ou colaborador. Marco Antonio Carbonari explica que, para ser autoconfiante, o empreendedor deve ter em mente profundo conhecimento de suas ideias, da trajetória que deseja percorrer e dos caminhos que deverá passar. 

Iniciativa

Para Marco Antonio Carbonari, ser um indivíduo com iniciativa é primordial para empreender, desde o seu início. Isso porque tomar a iniciativa de empreender é uma ação de escape do comodismo e buscar mudanças e movimentos na vida profissional. Além disso, o empreendedor com traços de iniciativa não é telespectador do sucesso de outros, mas sim percursos do próprio sucesso. 

Persistência

A persistência é essencial em qualquer caminho profissional escolhido, e não seria diferente para o empreendedor. Marco Antonio Carbonari  comenta que esse profissional precisa aprender com os períodos de desafios e dificuldades, pois elas fazem parte do trajeto. Por isso, não se deve desistir, e sim aprender com os erros, avaliando as situações e tirando lições para aplicar lá na frente. 

Planejador

Estar atento ao fluxo de sua empresa e aos rumos que ela está tomando é essencial para manter-se num percurso de sucesso. Desse modo, o empresário Marco Antonio Carbonari ressalta que o monitoramento e acompanhamento de todas as etapas e resultados do negócio são primordiais para ter controle e comandar a empresa da melhor maneira. 

Liderança

Para o empreendedor que não realiza trabalho individual, a liderança é uma característica que deve ser latente. Marco Antonio Carbonari explica que o bom empreendedor sabe trabalhar e liderar sua equipe, respeitando e ouvindo seus colaboradores, bem como definindo os rumos da empresa de acordo com seus objetivos. 

Olhar empreendedor

Para Marco Antonio Carbonari, ter uma visão empreendedora é um quesito básico do empreendedor. Isso porque, o profissional que tem olhar empreendedor consegue enxergar ideias e oportunidades de negócio em diversas situações. Um indivíduo com essa mentalidade consegue agir de maneira mais veloz e explorar novas oportunidades.

Ser capacitado e bem informado

Por fim, Marco Antonio Carbonari finaliza reforçando que o empreendedor capacitado profissionalmente é um empreendedor com diferencial. Sendo assim, ter conhecimento na área, além de capacitar o profissional, o ajuda a manter os rumos da empresa. Além disso, manter-se bem informado e atualizado das tendências e ocorrências mundiais também auxilia no fluxo do seu empreendimento e do sucesso. Lembre-se, conhecimento é poder.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário