Valdir Agostinho Piran fala sobre os impactos negativos da coronavírus na agricultura

Edgar Romanov
Edgar Romanov Notícias
3 Min Read
Valdir Agostinho Piran

O empresário Valdir Agostinho Piran, Presidente do Grupo Piran, possui amplo conhecimento acerca do mercado financeiro e agronegócio, por isso, a convite de nossa redação, o empresário discorre sobre os impostos que o coronavírus ocasionou ao agronegócio. Desse modo, se você deseja saber quais foram os impactos negativos e os resultados, continue acompanhando o artigo.

A pandemia de coronavírus transformou o mundo, distribuindo o sentimento de medo, mortes e crise econômica. Somam-se mais de 5 milhões de mortes em decorrência do vírus letal e, mesmo com a ampla campanha de vacinação, a restauração da economia e da vida, no geral, anda a passos lentos. Além disso, os estragos causados pelo vírus não consistem apenas no terceiro setor, como bares, lojas e restaurantes que precisaram fechar as portas, a agricultura sofreu fortes impactos, modificando e enfraquecendo cadeias produtivas. 

Sobre o tema, Valdir Agostinho Piran discorre sobre os impactos negativos da pandemia no cenário da agricultura, como a oscilação de mercado e comércio exterior, dificuldades para produtores, sobretudo os pequenos e médios, e até a queda do consumo. É necessário entender que o coronavírus alterou toda a dinâmica de funcionamento do mundo, com isso, as restrições impostas para conter o avanço do vírus, estabeleceu novas maneiras de trabalhar, estudar e até socializar. Dessa maneira, segundo Valdir Agostinho Piran, fica claro os impactos que o agronegócio sofreu em razão da pandemia.

Em primeiro lugar, ressalta-se a ampla contaminação do vírus na China, um dos maiores negociantes do Brasil. Acrescido a isso, o coronavírus movimentou as Bolsas de Valores do mundo todo em razão do forte impacto causado pelo vírus. Desse modo, o resultado foi a alta do dólar, impactando diretamente no custo de produção. 

Além disso, Valdir Agostinho Piran explica que houve uma queda de crescimento no panorama econômico mundial, o que, com certeza, impactou o setor do agronegócio. Dessa forma, diante da desaceleração e baixa no consumo, a alta do dólar, sem contar nas implicações referentes à logística no que tange às importações e exportações, tornou-se um cenário quase impossível de se sair ileso. Dessa maneira, Valdir Agostinho Piran ressalta a importância do apoio e incentivo aos produtores, tendo em vista que desempenham um papel importante no cenário econômico e social do país.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário