Gestora de investimentos: o que é e como funciona sua administração de patrimônios?

Edgar Romanov
Edgar Romanov Notícias
3 Min Read
Giovanni Cataldi Neto

Para Giovanni Cataldi Neto — executivo renomado e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas —, entender como funciona uma gestora de investimentos é fundamental para todos que possuem algum interesse quando o assunto é investir. No entanto, você sabe do que se trata esse termo? Ou, ainda, como funciona a administração de patrimônio de uma corretora? Se sua resposta for não, então este artigo é para você!

 

Gestora de investimentos

 

Antes de mais nada, o economista Giovanni Cataldi Neto comenta que é necessário compreender o conceito de gestora de investimentos. Para quem não sabe, esse termo se refere à instituição que possui por finalidade gerir ou administrar o patrimônio de investidores, no entanto, de maneira inteligente e estratégica, é claro.

 

Na prática, essa gestão deve funcionar, basicamente, quando um investidor aplica seus recursos em um fundo de investimentos, a gestora analisa o mercado e os aloca nos melhores investimentos, objetivando um retorno bom e que esteja de acordo com o perfil investidor do cliente e suas metas.

 

Processo de investimento de uma gestora

 

Para isso, o economista comenta que a gestora de investimentos segue algumas etapas no processo de análise e alocação dos recursos de seus clientes. Tal processo não é o mesmo em todas elas, no entanto de maneira genérica, a primeira delas diz respeito à construção de cenários. Esse passo consiste em debater e avaliar, semanalmente, os cenários nacionais e internacionais, de modo a levar em consideração aspectos que vão desde os monetários até os de inflação.

 

Além disso, Giovanni Cataldi Neto comenta que a originação de ideias é outro processo da gestão de investimento, a qual, por sua vez, diz respeito ao debate diário sobre as notícias que podem impactar o mercado de maneira potencial, com o objetivo de reanalisar estratégias, traçar outras e, consequentemente, identificarem oportunidades. 

 

Após isso, é feita a tomada de decisão e execução, que como sugere o nome, é a etapa em que a decisão sobre onde serão aplicados determinados recursos e afins é tomada. Além disso, Giovanni Cataldi Neto explica que há, ainda, a etapa de acompanhamento, na qual são monitoradas as estratégias de cada gestor. 

Por fim, mas não menos importante, o renomado Giovanni Cataldi Neto considera que a área destinada a informar gestores também pode ser uma etapa adotada pelas gestoras de investimentos, visto que funciona como um grande auxílio às decisões, de maneira geral, tomadas pelos gestores. Em suma, essa área resume e entrega os principais acontecimentos capazes de influenciar o mercado financeiro. Incrível, você não acha?

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário