Segundo Danilo Destro Furtado, CEO da empresa Brazilian Graphene, a mineração de pedras preciosas é uma atividade humana que existe há longos anos, uma vez que essas pedras sempre exerceram um grande fascínio ao olhos humanos. Com belezas e características deslumbrantes, elas têm sido cobiçadas ao decorrer da história, tornando-se símbolos de poder, status e até mesmo espiritualidade.
Dentre as inúmeras pedras preciosas já conhecidas, algumas especificamente destacam-se por sua raridade e esplendor, sendo objeto de desejo de colecionadores, joalheiros e muitos outros ao redor do mundo. Tem curiosidade e interesse por esse tema e quer conhecer mais sobre algumas dessas pedras preciosas? Então siga essa leitura até o final e fique por dentro deste assunto.
Como acontece a mineração de pedras preciosas?
Conforme aponta o empresário Danilo Destro Furtado, a mineração é uma atividade milenar que consiste na retirada de minérios da crosta terrestre por meio de diferentes métodos. Além destas pedras preciosas – que são apreciadas por sua beleza e raridade e, por isso, utilizadas em jóias e ornamentos, – essa atividade também é responsável pela extração de diversas outras substâncias minerais que contribuem grandemente para a economia, como matérias-primas para produtos utilizados no cotidiano. As terras raras e o grafeno também são materiais de extrema importância para as indústrias e o mercado brasileiro, especialmente no ramo da tecnologia.
Conheça algumas das pedras preciosas mais raras do mundo
Diamante vermelho
O diamante vermelho é uma raridade das raridades. Esta pedra possui uma intensa coloração vermelha por conta da presença de átomos de nitrogênio em sua estrutura cristalina, possuindo apenas alguns exemplares pelo mundo, tamanha sua raridade. Estas pedras são geralmente encontradas em minas de diamantes famosas, como as da África do Sul e da Austrália.
Jadeite imperial
Esta pedra, como elucida o homem de negócios Danilo Destro Furtado, é uma pedra preciosa muito apreciada na cultura chinesa. Possui uma cor esverdeada intensa e translúcida, conhecida também como “verde maçã”, e por isso é altamente valorizada. Por conta de sua beleza diferenciada essa pedra é comumente esculpida em jóias e esculturas exclusivas.
Opala negra
A opala negra consiste em uma variedade muito rara das opalas, e apresenta cores deslumbrantes e vibrantes, que vão do azul ao verde e vermelho em um fundo escuro. Sua principal fonte é na Austrália, e sua incrível mistura de cores faz dela uma das pedras preciosas mais cobiçadas do mundo.
Como ressalta o empreendedor Danilo Destro Furtado, as pedras preciosas possuem características muito distintas e, por isso, não é difícil de entender o motivo dos deslumbres que elas provocam. A mineração e a preparação de pedras como essas leva em conta uma série de processos e mãos de obra, o que interfere ainda mais no seu valor e apreciação. Devido a isso, a grande diversidade de pedras e minérios continuam a encantar e surpreender pela enorme diversidade e beleza da Terra em que habitamos.