Saiba quais são os maiores erros em uma harmonização e os evite

Edgar Romanov
Edgar Romanov Notícias
2 Min Read

A harmonização de vinhos é uma arte dominada por poucos, há erros que são fáceis de cometer, por isso, o enófilo Marco Carbonari nos ajuda a desvendar o mistério por trás dessa bebida. Por isso, fala hoje à nossa redação sobre os maiores erros cometidos em uma harmonização de vinhos.

Contando com larga experiência no assunto, Marco Carbonari, empresário e especialista em vinhos há mais de 10 anos, elucida os erros na hora de montar um cardápio, ao harmonizar comidas e vinho. É possível combinar pratos, petiscos e tábua de frios, há uma infinidade de possibilidades, por isso, é preciso atenção e cuidado.

Em primeiro lugar, um erro muito comum é a opinião que apenas vinhos brancos vão bem com pratos feitos a partir de frutos do mar. O especialista em vinhos, Marco Carbonari, explica que é uma falácia, pois a diversidade de pratos e vinhos é enorme.

Além disso, outro erro comum é combinar vinho tinto com chocolate, apenas. Dessa maneira, perde-se muito em harmonização, pois cai na mesmice. Marco Carbonari enfatiza que para uma combinação, é interessante escolher vinhos mais doces com chocolates mais amargos, para, assim, haver um equilíbrio entre os sabores.

Por fim, uma das combinações mais recorrentes é acerca de vinhos e queijos. “Uma noite de encontros, com uma deliciosa tábua de queijos e bons vinhos não tem erro”, afirma Marco Carbonari. O especialista em vinhos aconselha vinhos brancos para queijos finos, diferentemente de um vinho tinto seco.

Por fim, Marco Carbonari deixa claro que a harmonização é uma forma de combinar sabores a fim de extrair o máximo de potencial tanto da bebida, como da comida. Contudo, o enófilo conclui ressaltando que o paladar é algo totalmente individual.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário