Você já se perguntou qual a quantidade de resíduos que gera diariamente, seja em casa ou no trabalho? Para o empresário Julio Cesar Hintemann Filho, ter uma maior percepção acerca da quantidade de lixo gerada é um primeiro passo para adotar um novo hábito consciente, o próximo é desenvolver a cultura da reciclagem.
Diferente do que muitos imaginam, a reciclagem não impacta quando realizada individualmente. De fato, aqueles que separam e descartam corretamente os resíduos colaboram efetivamente para melhores resultados no meio ambiente, porém, é preciso que essa cultura seja uma ação coletiva. Isto é, para que essa cadeia funcione, é preciso que todos cumpram com suas responsabilidades.
Assim, seja no âmbito domiciliar ou profissional, a separação de resíduos terá melhores resultados quando mais pessoas adquirirem esse propósito. E é por isso que o empresário Julio Cesar Hintemann Filho ressalta a importância de construir uma comunidade coesa que garanta que nenhum material reciclável seja descartado de maneira incorreta, encurtando sua vida útil.
Incentive a cultura da reciclagem em diferentes ambientes
Começando pelo âmbito residencial, se você mora em um condomínio que ainda não possui coleta seletiva, é possível conversar com o síndico ou administrador para implementar essa ação. O empresário Julio Cesar Hintemann Filho reforça que, ao abraçar essa causa, o impacto é significativo, afinal, imagine quantos recicláveis um condomínio de prédios ou casas pode levantar semanalmente, não é mesmo? E, para que isso ocorra com eficiência, é essencial contar com uma gestão de espaço para disponibilizar um local adequado para a separação ou contentores de grande lixo, depois, basta contar uma cooperativa de triagem e combinar a coleta periódica.
Em contrapartida, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho reforça que se você mora em uma casa localizada em um bairro em que a coleta seletiva porta a porta ainda não foi implementada pela prefeitura municipal, tente realizar um acordo com os vizinhos. Isto é, entre em contato com uma cooperativa próxima para combinar a retirada dos recicláveis. Em seguida, solicite ao maior número possível de moradores locais para que separem e armazenem os itens diariamente até a data combinada para a coleta.
Por fim, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho acredita que não se pode falar sobre reciclagem sem se referir a essa adesão também no ambiente de trabalho. E, aqui, não nos referimos ao descarte de resíduos especiais, como de indústria ou hospitalares, mas sim descartáveis de escritórios e espaços administrativos. Para iniciar, separar dois recipientes, um de recicláveis e outro de não-recicláveis, já é uma excelente ação.
Assim, com pequenas atitudes e um impulso para mudar hábitos cotidianos, é possível realizar ações coletivas para desenvolver uma cadeia de reciclagem exponencial em diferentes espaços sociais, em que todos colaboram, a partir de suas ações individuais, por um bem coletivo maior: a preservação do meio ambiente.